Doenças de Origem Alimentar

30/04/2014 19:31

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças de origem alimentar possuem natureza infecciosa ou tóxica, causadas pela ingestão de água ou alimentos contaminados com algum tipo de agente patológico.

Também segundo a OMS, diarréias associadas ao consumo de alimentos e águas impróprias são as principais causas de mortes em países pobres, matando cerca de 1,8 milhões de pessoas por ano, principalmente crianças. Em países desenvolvidos, esse tipo de doença afeta 30% da população, anualmente. Esse tipo de enfermidade afeta certos grupos de risco com mais frequência, como: idosos, crianças, gestantes e pessoas imunossuprimidas. Assim, segurança alimentar é uma preocupação mundial, pois as doenças de origem alimentar, causam grandes efeitos na saúde dos indivíduos e de populações, além de onerar as despesas dos sistemas de saúde e a própria sociedade.

As doenças de origem alimentar podem ser provocadas por mais de 250 tipos de bactérias, fungos ou vírus. Muitos desses micro-organismos vivem naturalmente no ambiente onde os alimentos são produzidos e podem ser eliminados pelo calor durante o cozimento do alimento e também pelas boas práticas de higiene.

Na maioria das vezes, a transmissão das doenças de origem alimentar ocorre pela inadequada manipulação e preparação dos alimentos.     

As bactérias são os micro-organismos que mais contaminam os alimentos. Elas podem se multiplicar rapidamente caso encontrem um ambiente favorável, com nutrientes abundantes e temperatura adequada, além de umidade, concentração de oxigênio e pH adequados.